29.4.09

Activismo poético - Adélia Prado

Casamento

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,


mas que limpe os peixes.


Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,


ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.


É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,


de vez em quando os cotovelos se esbarram,


ele fala coisas como "este foi difícil"


"prateou no ar dando rabanadas"


e faz o gesto com a mão.


O silêncio de quando nos vimos a primeira vez


atravessa a cozinha como um rio profundo.


Por fim, os peixes na travessa,


vamos dormir.


Coisas prateadas espocam:


somos noivo e noiva.


(Adélia Prado - Poesia Reunida)


Submissão ou Amor? Subjugação ou Partilha? Servidão ou Companheirismo? Intimismo?Tudo dependerá, acho, da circunstância de nos metermos dentro do poema...aí não tenho dúvidas que estaremos perante o mais profundo dos amores.


Nenhum comentário: